sábado, 30 de dezembro de 2017

COMO ESTÁ NOSSA ZICLAGUE?



por Inajá Martins de Almeida

Final de ano. Outro se aproxima - 2018.  Percebe-se no ar a grande batalha a se travar por todos os lados. Contendas inimagináveis. Seriam os tempos que se pronunciam? Tempos difíceis? 

Retomo a leitura inúmeras vezes. Livro em mãos - "O que fazer no pior dia de sua vida" - Brian Zahnd tem algo a nos dizer, especialmente a mim. 

É quando um jovem anônimo, a ocupar a platéia, desconhecido, solitário a pastorear ovelhas que, em pouco tempo, vê a perspectiva de se tornar visível ante muitos – ser o maior dentro de sua casa, onde sua pouca idade, seu porte franzino o tornava o menor dentre todos. É esse jovem que adentra o meu pensar. É esse jovem que me inspira as linhas e as busco.

Longe dos nossos dias, o tempo, que o pode predizer, nos dá a impressão de infinito. Horas contadas e multiplicadas aos nossos anseios de afazeres. Hoje as tais não nos bastam.

Então?

O que teria mudado enfim?

Bom agora o jovem se apresenta quando o profeta o busca.

- É você Davi, filho de Jessé, ademais, pastor de ovelhas?

- Sim! Sou eu. Eis-me aqui – elevo meu pensamento à apresentação.

Como nos apresentamos. Como somos vistos por Aquele, que almeja algo mais de nós, de nossas horas que se podem contar – nem sempre frutíferas.

Era  o menino - adolescente nos seus dezesseis anos - que aos poucos assumiria atitudes adulta, corajosa, às responsabilidades que lhe seriam imputadas – o comando ante a nação que logo adviria a sua vida pacata.

Era pois, o menino ungido rei que em breve travaria luta com o temível gigante  - que a muitos derrubara. 

Era o menino franzino, que logo estaria enredado com sentimentos torpes de ciúme, inveja, perseguição, fuga, a procurar refúgio em lugar seguro, junto a desconhecidos em semelhante situação. 

Era o menino a levantar fracos, párias anônimos e os tornar valentes dentre guerreiros  a constituir a nação que ultrapassava horizontes.

Era, pois o menino que aos poucos se transformava homem e encontrava sua Ziclague, pequena cidade perdida, desconhecida nalgum lugar do deserto que se constituía reduto de fortes e valentes.

Era o menino, transformado homem, que nos apresentaria Ziclague. 

Ziclague, em seu significado, pequena cidade, mas também local de reflexão, refúgio, silêncio, introspecção. 

Ziclague! Quando buscá-la? Em que momento vamos adentrar seu espaço e transformar nossos fantasmas, nossas experiências desagradáveis – mágoas, desgostos, palavras inoportunas – em gosto pela vida que se apresenta aberta aos nossos melhores anseios?

Ziclague que não nos priva o choro, a amargura do desamparo, da perseguição, do ultrajo no íntimo.

Ziclague que também dá forças e o entendimento de que o mesmo Deus que dá a prova, fornece condições para a sua resolução.

Ziclague que alarga o campo da visão, recupera a paixão se lança ao ataque para recuperar a paz, momentaneamente perdida.

Ziclague que celebra a restituição da perda temporária – da paz, dos afetos, dos bens físicos e materiais.

Ziclague que ao recuperar perdas passadas, leva à partilha futura.

Parei e pensei: - 

Como está minha Ziclague?

Como irei me comportar nestes 365 que se me apresentam 2018?

O menino que fora, homem se transformara. Rei exercera seu reinado de forma humana e humanitária. Agora, decorridos milênios, ainda é presente a nos presentear com a palavra de consolo ante, quem sabe - O PIOR DIA DE NOSSA VIDA!


                           Por que estás abatida, ó minha alma,
E por que te perturbas dentro de mim?
Espera em Deus, pois ainda O louvarei.
              Ele é a salvação da minha face e o meu Deus   


                         Salmo 42.11

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...