sexta-feira, 5 de abril de 2013

AS PEDRAS EM NOSSO CAMINHO

A inspiração nos vem quando menos percebemos. Uma palavra. Um livro. Uma leitura. Uma música. Um encontro inesperado. Foi o que aconteceu nesta tarde fria e chuvosa. Um encontro. Um pregador. Uma mensagem. Uma reflexão. Um texto.

Amigos que compartilham mensagens. Que sabem transportar pedras. Que sabem compactuar o árduo trabalho de quebrar pedras.

Embora muitos foram avisados do sacrifício, da morte inevitável, na ressurreição, no ar pairava um quê distante . Aquele homem afável, impoluto, sábio, amigo, imune estava aos horrores dos acontecimentos vindouros - imaginavam aqueles. 

Agora, mulheres ali estavam. A pedra removida. Pessoas estranhas. Diálogo desconexo. Roupas brancas visíveis dobradas. Um corpo ausente. Uma voz que quebra o silêncio: - "A quem procuram?"

As palavras do pregador tocam fundo o coração desta. Elvio assiste silente. Vez ou outra um rabisco. São as palavras que encontram eco. Eis que...

Mulheres buscavam um corpo. A pedra removida. Esforço algum fora empreendido. Mas! Como estava a pedra da incredulidade? Afinal!

Lázaro havia ressuscitado após quatro dias morto. Impossível. Cheirava mal, dizia uma mulher. A pedra era pesada demais para ser removida. A dor da perda. Mulheres que se privavam da companhia do irmão amado.  Que não podiam olhar e enxergar a pedra removida.  Mas um som clamava para que ele saísse.  Viesse   para fora. E veio. Logo após, em casa, com as irmãs Marta e Maria  Lázaro ouvia atento o  Mestre.

Era o preâmbulo - posso imaginar, tecer e registrar meu ponto de vista -  do que aconteceria àquele que ensinava. Que curava. Que amava. Que dava visão aos cegos de nascença. Ali outra cegueira: a descrença; a incredulidade. 

Aquelas mulheres conseguiam ver a pedra do sepulcro -  removida - mas eram incapazes de remover as próprias pedras encravadas em seus corações. A tristeza. A ausência. O horror dos momentos que antecederam. Tantos fantasmas. Tantas pedras trancavam as portas dos seus corações doídos. 

Sabedoras da ressurreição de Lázaro, não conseguiam entender que o Mestre a Si mesmo ressuscitara. Vivia aquele que na cruz morrera. Era o terceiro dia, como avisara. 

Julgo hoje, a muitos, ser fácil o entendimento. Mas o seria naquele tempo?  

E é o mensageiro, na tela do computador, através da tecnologia dos tempos modernos,  que parafraseia o grande jurista Rui Barbosa, ao pensar que "infeliz é o povo cuja esperança se perdeu e a fé se petrificou." 

O foco daquelas mulheres permanecia na pedra do sepulcro e não na pedra do coração incrédulo.

Alerta para todos nós. Estaríamos imunes a perda da esperança? E  a fé? Pode ela petrificar nosso coração? 

Reflitamos afinal: - a fé é testada no deserto. Ante os Golias. Ante os leões.     

Afora esta - a incredulidade - o medo provoca pavor. Pânico. 

A forte luz vinda do sepulcro escuro. Figuras reluzentes que emanavam sons. O corpo que não se encontrava aonde fora colocado. Há razões outras para que o medo não se agigantasse? 

Os horrores foram visíveis. Pairava no ar o medo maior. A perseguição. Ali estavam as mulheres para ungirem com bálsamo, embalarem com panos limpos e brancos aquele a quem a dignidade delas fora aflorada. 

Estaríamos nós preparados para esta cena?

Talvez hoje possamos pensar trivial. Corriqueiro. Conhecemos as escrituras. Filmes exploram a cena sob ângulos diversos. Mas naquele tempo a lembrança era apenas de Lázaro a sair por trás da pedra removida e a caminhar soltando as faixas que o envolviam. Penso eu ser uma cena estranha. Não é tão simples assim como hoje podemos imaginar!

Mas, ao impacto da incredulidade e do medo, seguir-se-ia a percepção da imagem distorcida. A dor cegara o entendimento. A mulher chorava a maldade humana de haver matado seu mestre e a visão dos fatos distorcia o entendimento maior. - "Maria. Maria. Mariazinha"

É o próprio Jesus que lhe fala. É o próprio Mestre que se apresenta resplandecente, mas confundido é com o jardineiro.

Fico a imaginar o quanto nossa percepção é distorcida. Ante a leitura da Palavra. Ante o culto em que ao convidado o último acento lhe é reservado. Recados inúmeros. Cânticos. Louvores. Corais. Danças. Apresentação infantil. O tempo faz conta. E conta. Eis que, a Palavra tímida se apresenta. Os minutos são contados. Observados. Vigiados. Enfim. Ele deveria ser a tônica maior. A primícia. Entretanto, o que antevemos - quando isso acontece - é o  cordeiro com mancha.   Muitos sequer se preparam para o encontro. Muitos não vislumbram a Palavra. Mal preparam, ou não o texto a compactuar.  Muitos sequer reparam no texto.   Que pena!

A mensagem proferida me trouxe alento maior. Aguçou minha percepção. Alertou-me à incredulidade e ao medo. Levou-me a reflexionar meu caminhar com Jesus - O CAMINHO. A perceber os desvios, insinuados que são por todos os lados. 


Interessante, portanto, acompanhar a mensagem. assista agora

__________________________

texto de Inajá Martins de Almeida

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...