quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

INVOCA-ME



“Invoca-me, e eu te responderei, e te direi coisas grandes e ocultas que tu não sabes...” (Je 33:3)
________________________

                                                   Reflexões de Inajá Martins de Almeida

Novo ano se inicia. Podemos contá-lo em 2013 anos. Tempo de novas tecnologias. Comunicação de ponta. O mundo se estreita. Quebram-se barreiras. Era da tecnologia. Em fração de segundos sabemos o que se passa no outro lado do planeta. Entretanto, percebemos tristeza nos olhares. Solidão nos lares. Frieza e dureza nos corações. Enquanto a internet abrevia contatos, portas se fecham dentro dos cômodos das casas.  

Mantemos amigos virtuais intermináveis, porém incapazes do abraço fraterno ao ente que divide o mesmo teto, choramos silentes.

Dia festivo. Virada do ano. Luzes. Cores cortam o azul lúgubre do firmamento. Jeremias se deixa ler.  Embora preso, consegue ouvir a voz do Senhor – “Invoca-me...” - enquanto chorava e lastimava.

E nós? Será que os fogos de artifício são capazes de transmitir alegria constante, ou apenas contagiar momentaneamente um espetáculo que logo se extinguirá? Não retomará o céu a sua escuridão taciturna? E nossos corações? Nossas prisões? Poderíamos, ao menos, em meio aos fogos, ao barulho estarrecedor, ouvir o chamado?

“... Invoca-me... Eu sou aquele que sonda mentes e corações...”. (Ap 2:23)

E percebemos chorar as nações. Notícias dramáticas. Choros e risos se misturam.

Ao buscar deuses deste mundo, quantos perdem suas almas. Quantos não percebem que o próprio Deus pede para que O chamemos de Pai e dEle não nos desviemos. Que desçamos à casa do oleiro e ouçamos Suas palavras. Afinal seria Ele apenas Deus de perto e não de longe?

E podemos nos alegrar. Vibrar de júbilo. Ele nos mostra as coisas ocultas. Diz pertencermos aos Seus planos. Planos de paz. Esperançoso se apresenta o futuro. Podemos invocá-lo e Ele nos ouvirá. Podemos buscá-lo e O acharemos, quando nosso coração se apresentar de todo aberto a Ele.

Melhor ainda. Ele nos dará um só coração e porá um novo espírito dentro dele. Tirará o coração de pedra e em seu lugar colocará um coração de carne, conclama Sua Palavra. (Ez 11:19)

Não necessitamos telefonia fixa ou móvel. Números intermináveis. Dígitos imemoráveis. Apenas de um número. Três dígitos iguais, de fácil memorização e um nome.

“Invoca-me... Este é o número 33:3. Este é o nome Jeremias.

Ah! Não faz parte do nosso rol de amigos? Pois bem... Deus o conhecia antes do ventre materno e o escolhia. Antes que o útero materno o expulsasse, Deus o consagrava a profeta entre os povos, sondava seus caminhos e com ele seguia aonde quer que fosse a quaisquer situações.

Será que não valem fogos que internamente inflamem?  

Noite gloriosa. Queimaram-se os fogos. Interiormente fogos queimam. Posso perceber coisas ocultas a mim reveladas.

Será que ainda pairam dúvidas?

Podemos invocá-lo e ter a certeza que por Ele seremos ouvidos. 

_______________________________
Texto de Inajá Martins de Almeida
sobre o livro de Jeremias e outras passagens 

2 comentários:

Inajá Martins de Almeida disse...

Transcrevo as palavras do professor Neto para este artigo:

Gostei do artigo.

A unica observação que tenho é sobre o texto abaixo:

Melhor ainda. Ele nos dará um só coração e porá um novo espírito dentro dele. Tirará o coração de pedra e em seu lugar colocará um coração de carne, conclama Sua Palavra. (Ez 11:19)


Teologicamente este texto Bíblico não se enquadra para nós nos dias de hoje, pois se observarmos o contexto de Ezequiel e para quem ele estava falando, observaremos que estava profetizando diretamente para Israel.

Esta profecia se cumprirá somente no milênio e para Israel conforme texto de Zacarias capitulo 12.

(Zc 12:10 [JFA-RA(Br)])
Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.


É evidente que parcialmente o que Ezequiel estava falando era de um fato que o povo estaria no cativeiro, porém não aceitando o designo do Senhor, e portanto parcialmente este refrigério de Israel se cumpriria com a volta do povo da Babilônia.

No caso conforme utilizado o texto, não vejo problema algum, mas a titulo de conhecimento seria interessante o conhecimento do porque de coração de carne.

Segundo a História e os fatos Bíblicos, podemos notar que Deus falou que endureceria o coração de Faraó, para que o povo saísse do Egito, mas que interessante, parece que agora quem está com o coração endurecido é o povo de Deus....... (Mas conforme mencionado no blog quem endureceu o coração do povo (Israel) - foram eles).

Gostei muito, somente fiz esta colocação para aumentar e alegrar-me dos escritos.

Fico feliz pelos escritos.... estou a espera do próximo.

Paz / Neto

Inajá Martins de Almeida disse...

Caro prof. Neto

Fico imensamente feliz com suas observações.
Profícuo me tem sido as aulas.
Há tempo o "INVOCA-ME" chama-me especial atenção.
Busquei tecer, sob minha ótica, as linhas que compuseram o texto.
A aula contida neste comentário a qual transcrevi, faz juz ao professor cônscio que é.
Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...