domingo, 21 de fevereiro de 2010

NEEMIAS: reflexões em meio a mil decisões

Pr L.Aguiar Valvassoura – Igreja do Nazareno Campinas


Tobias e Sambalate são personagens que representam negativismo e derrota.

Vamos encontrá-los no livro de Neemias, quando este, ajuntando todos os esforços possíveis, mobilizando todas as pessoas disponíveis para executar a obra, precisava gastar tempo para tratar com uma oposição que não deveria existir. No meio dessa luta, esses dardos vivos do inimigo se lançaram contra Neemias para tentar distraí-lo da obra mais importante que o homem de Deus estava fazendo.

Tobias e Sambalate ainda estão vivos.

Prefiro gastar hoje o nosso espaço com milhares de pessoas anônimas que se juntaram a Neemias e reedificaram os muros da cidade queimada e caída. Quem eram? Pouco sabemos. Por mais que o escritor sagrado os aliste, pelo resultado obtido, sabemos que eram milhares. Gente que dormia com espada na mão e coração na obra.

Durante uma grande reforma das nossas instalações, entrava e saía dezenas de vezes por dia do nosso templo
em ruínas. Buracos por todos os lados bancos amontoados; homens-tatus enfiados a mais de oito metros de profundidade para dentro do solo, cavando os fundamentos que sustentariam o teto e galerias; faiscas de solda caindo por todos os lados... o meu coração se inquietava e se alegrava ao mesmo tempo: "Não podemos descer... estamos fazendo grande obra." (ref.) era sempre a resposta a Sambalate e Tobias.

Alguns desceram. Desanimaram. Criticaram e ainda criticam. Para quê tudo isto? Tobias e Sambalate... eles se foram. A obra se completou.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...