domingo, 21 de fevereiro de 2010

LÍDIA: a vendedora de púrpura

Paulo, guiado pelo Espírito Santo, partia em missões, pregando o Caminho e as “igrejas eram confirmadas na fé e cresciam em número a cada dia”. (At 16:5).

Em Filipos, colônia da Macedônia, levado ao lugar de oração, junto ao rio, onde as mulheres se reuniam para orar - aos sábados - como era o costume judaico, no cenário, destaca-se Lídia, que o escutava atentamente.

Comerciante rica, vendedora de púrpura, a Bíblia não faz menção a sua condição familiar, se casada, solteira, referindo-se a ela como “ certa mulher temente a Deus, chamada Lídia da cidade de Tiatira” (At 16:14).

Em todo o contexto bíblico, seu nome não aparece mais, a não ser no Livro de Atos, capítulo 16 versículos de números 14 e 15, porém, a força da sua ação, ao abrir as portas do seu coração e da sua casa para que o Caminho ali se instalasse chega aos nossos dias.

Com certeza outras mulheres, pertencente a outras famílias, a beira daquele rio, encontravam-se, porém, Lídia ousou, foi batizada, ela e os da sua família; atendeu as palavras de Paulo. Que palavras? Não se sabe. Entretanto, movida por elas, humildemente se coloca em posição de serva, não como escrava, mas como servidora, ao manifestar que se a fidelidade ao Senhor nela fosse encontrada, as portas de sua casa abertas estavam para ali permanecerem, não para apenas uma reunião, um momento, mas para sempre.

Não pensou em perseguição, ou fatos piores, naturais naquela época. Herodes não a amedrontava, seu coração estava livre, aberto, receptivo, ao ponto de convencer o grupo a “simplesmente” segui-la.

Lidia não é mais citada nos textos; desaparece do cenário, para, possivelmente, ocupar os bastidores. Tempo depois, Paulo endereça missiva aos filipenses, onde agradece acolhida e a predisposição daqueles que iniciaram a obra, ao destacar a ousadia com que a mensagem do Caminho era levada aos ouvintes, quando registra: “a maior parte dos irmãos, incentivados no Senhor, pelas minhas prisões, são mais ousados para falar, sem medo, a palavra”. (Fp 1:14).

Também não se aparta em mencionar o “cheiro suave como sacrifício aceitável e agradável a Deus” (Fp4:18), uma vez que proventos lhe era dispensado para suprir necessidades, ao ponto de registrar que tudo tinha em abundância.

Ainda mais os estimula a continuarem a andar de acordo com o que já haviam alcançado; que o equilíbrio manifestado através das suas ações, servissem de exemplo para todos os homens e, acima de tudo que não andassem ansiosos por coisa alguma e para que meditassem “em tudo que é de verdade, tudo que é de respeito, tudo que é certo, tudo que tem pureza, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se há alguma virtude e algum louvor, meditais nestas coisas”. (Fp 4:8)

Algumas passagens nessa carta, dá a nítida impressão de que a “igreja” crescia; que o equilíbrio e os exemplos eram por muitos seguidos. O Caminho era levado de boa vontade por uns, por inveja por outros (Fp 1:14), mas para Paulo, esse fator não tinha relevância, posto que o viver era Cristo e o morrer lucro.

Lidia, a vendedora de púrpura, ao abrir seu coração e sua casa, lega-nos o exemplo forte de uma mulher destemida, determinada, corajosa, empreendedora, bem sucedida, tanto nos negócios materiais como espirituais.

Com certeza sua presença marcante perante Deus e o império dominante da época, abalou as estruturas daqueles que detinham o poder. Agora as orações poderiam ser feitas na cidade, melhor ainda em sua casa, não mais a beira do rio.

Não lhe fora dedicado um Livro, bastou-lhe apenas dois parágrafos para eternizá-la; dois versículos que, certamente deu origem a um movimento, para que hoje pudéssemos sorver desse valioso legado.

Lidia, sem sombra de dúvida, fez a diferença em seu tempo, assim como chamou especial atenção a esta que escreve.



Leitura Bíblica: Atos 16:14-15 ; Carta de Paulo aos Filipenses
Texto de Inajá Martins de Almeida

___________________________
Você também poderá gostar de ... Até quando... 

http://momentodeler.blogspot.com.br/2013/07/ate-quando_7.html

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...